Vuelta a España 2013: Uma das mais tradicionais provas do ciclismo mundial conhecerá seu campeão neste domingo!

Como todo o esporte, o ciclismo tem suas competições, que têm por finalidade pôr à prova os melhores em cada modalidade. O campeão mundial de cada modalidade é definido normalmente em uma prova única, geralmente muito longa e dura, onde os melhores atletas são testados em uma mistura de preparo, técnica e também muita sorte. Mas além do prestígio, outras provas clássicas ao redor do mundo elegem seus campeões colocando à prova alguns dos melhores ciclistas do mundo, percorrendo etapas diárias, enfrentando intempéries, trajetos perigosos e muitas, muitas montanhas mesmo!
Dizem que nas montanhas é que se separam os homens dos meninos, ou melhor, os homens dos super-homens. O ciclismo mundial elegeu ao longo de décadas seus melhores em cada modalidade, os homens mais rápidos, mais fortes e mais resistentes. Porém os maiores mitos vieram das montanhas, pois é nelas que os melhores são postos à prova.
Chegada de uma etapa da Vuelta de 1966.
A primeira edição da Volta da Espanha ocorreu em 1935, contando com 50 ciclistas que percorreram 3.425 km em 14 dias. As longas etapas eram consideradas desumanas, sendo que o primeiro título ficou nas mãos do belga Deloor Gustav. A prova, como as demais grandes voltas, percorre vários trechos entre localidades do país que a sedia, por isso leva o nome de "Volta", sendo que após sua realização, o título de campeão é concedido ao ciclista que acumulou o menor somatório de tempo ao longo da realização de todas as etapas.
É neste cenário que o americano Christopher Horner, da RadioShack Leopard, que aos quase 42 anos, chega a Madrid de posse da camisa vermelha de líder, com uma vantagem de apenas 37 segundos para o italiano Vincenzo Nibali e tendo como terceiro colocado o espanhol Alejandro Valverde, que este ano teve participação significativa no Tour de France. Uma das ausências testa Vuelta é o nome do atual campeão Alberto Contador, que depois de ser criticado sobre seu desempenho no Tour de France, abdicou de defender o seu título.

Nibali, na verdade era o favorito desde o começo. Sua equipe, a Astana, venceu a primeira etapa e o ciclista tinha tudo para ser o campeão da prova. E de fato, o ciclista Italiano esteve de posse da camisa de líder em vários momentos, desde a segunda etapa. Outros nomes também brilharam, como Tony Martin, atual campeão mundial de Contra-Relógio e Fabian Cancellara, que venceu o contra-relógio da 11ª etapa e mostrou que ainda é um dos melhores do mundo na modalidade. Chris Horner, que venceu a 10ª etapa, já havia provado o sabor da camisa de líder. O atual campeão mundial de estrada Philippe Gilbert venceu a 12ª etapa e Joaquim Rodriguez, que ano passado deu muito trabalho a Contador, venceu a 19ª etapa. "Purito", como é conhecido, está atualmente em 4º na geral da prova.

Foi nessa etapa vencida por Rodriguez que o americano, que impressionou o mundo com seu desempenho. No dia 12 de setembro, o ciclista mostrou muita força, vencendo uma dura escalada em tempo recorde, recuperando a liderança então nas mãos de Nibali. Muito emocionante, a Volta da Espanha 2013 foi disputada etapa a etapa e agora, aguarda-se a confirmação do seu novo campeão, que tem tudo para ser o veterano ciclista americano Chris Horner, que no dia 23 de outubro, completará 42 anos, mostrando que apesar do tempo, está no auge de sua forma!
Equipe Rodociclo
Comentários
Postar um comentário